Brasil: ataque contra el consulado italiano

Porto Alegre, 29 diciembre.

Lanzado barril de aceite contra la puerta y suelo del edificio situado en la Avenida Jose de Alencar, en el barrio Menino Deus. Nadie resultó herido. En el lugar aparecieron hojas que hablaban de: “solidaridad con Alfredo Cospito”, en huelga de hambre desde más de 2 meses.

Ahora también en Brasil se habla del 41 bis y de Alfredo!

Alfredo Cospito, 55 anos, é um anarquista preso em regime de isolamento na Itália por um atentado a bomba contra um quartel das forças armadas do país, em 2006, e por balear o diretor de uma empresa de energia nuclear, em 2012. Ele também enfrenta um julgamento que pode condená-lo à prisão perpétua.

Segundo o jornal La Repubblica, Cospito está detido no presídio Bancali, na cidade de Sassari, na Sardenha, noroeste do país. O anarquista está preso sob o regime de «41 bis», um dispositivo do sistema penitenciário italiano criado na década de 1980 para impedir que chefes da máfia se comunicassem.

Em abril deste ano, Cospito foi colocado sob o regime por meio de um decreto do Ministério da Justiça. A alegação foi de que, mesmo no presídio, ele se comunicava e mantinha vínculos com grupos anarquistas de fora da prisão.

Por conta do isolamento, em outubro, Cospito iniciou uma greve de fome por tempo indeterminado. Por isso, grupos anarquistas fizeram manifestações na Itália e, no início de dezembro, um grupo incendiou o carro de uma diplomata italiana em Atenas, na Grécia. Ninguém ficou ferido na ação.”

gauchazh.clicrbs.com.br

De la prensa burguesa: noticias.uol.com.br